Neste 1° Diálogo entre autoras e autores brasileiros na Alemanha se pretende inaugurar um espaço de trocas onde a escrita em contexto diaspórico na Alemanha, passa a ser território conquistado de diálogo, pertencimento, ativismo etc. E neste primeiro encontro partilharemos: (1) o olhar sobre nós mesmos e nossa trajetória, enquanto autores independentes em território alemão, (2) como seu deu o processo de edição e comercialização dos livros nos nossos diferentes caminhos, (3) que percalços nos confrontamos como escritores independentes em solo estrangeiro, e(4) e como vemos o papel das redes e articulações entre escritores, editores e demais no mundo da produção literária.

*

Fábio Kerouac

Sou Fábio Kerouac, tenho 54 anos de idade e 29 anos de poesia, falada e escrita, mais falada do que escrita!

Tenho publicado os livros Versos de Amor (em co-autoria com Jorge Bastiani e Renato Meneses) – 1996, Versos Colhidos no Orvalho – 2003 e Ein Brasilianischer Dichter in Hamburg/Um Poeta Brasileiro em Hamburgo – 2010, todos de poesia.

Em 1997 fui incluído no livro Safra/90, que apresentava os novos poetas do Estado do Maranhão daquela década. Como intérprete de poesias declamei poemas de Ferreira Gullar, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Pablo Neruda, Nauro Machado, Luís Augusto Cassas, Manoel de Barros, entre outros – em bares, em teatro, em universidades, em praças e no banheiro.

Em 2015 lancei meu primeiro livro de prosa, O Cuidador de Velhinhos Alemães, que conta o dia a dia de uma casa de idosos na Alemanha onde fiz um estágio. Em 2017 lancei o meu segundo livro de prosa: João, O Homo Feliz, que conta um pouco da vida do piauiense, natural de Teresina, Joaquim Rodrigues, dançarino e professor de dança em Hamburgo, cidade na qual ele participou em 2001 da segunda cerimônia homoafetiva na Alemanha (a primeira foi no mesmo dia na cidade de Hannover).

O terceiro livro, Um Alcoólatra na Psiquiatria Alemã, saiu em 2020.

Em Caxias (Ma), onde tudo começou, ou seja, a vida de poeta, fui dublê de jornalista para manter a vida poética e por causa de uma “louca vida louca“ de poesia não concluí um curso de História e só fiz um semestre de Propaganda e Advertising, pois sempre tive um compromisso selvagem e espontâneo com a vida.

*

Fátima Nascimento

Eu sou a Fatima Nascimento. Minha editora fundei em 2013 com o lançamento do meu livro ” Die Seerose Alba” em Português “Alba, a vitória-régia”. O livro “Alba, a vitória-régia é uma fábula que se passa no Brasil.

Eu tenho como fonte de inspirações para meus contos a natureza, as ilustrações eu mesma faço.

Sou baiana, nasci em Salvador e moro na Alemanha há 25 anos. Sou casada, tenho duas filhas e vivo em Munique onde trabalho, como educadora infantil.

*

Alexandre Ribeiro

Colunista do Itaú Cultural, Pesquisador da Rede Globo e autor do romance “Reservado”, (ProAC Prosa 2018). Alexandre é morador da Favela da Torre em Diadema. Desde 2016, desenvolve trabalhos com a literatura periférica pelo mundo. Em 2017 se formou pela Casa das Rosas no CLIPE – Curso Livre de Preparação do Escritor e foi finalista do prêmio Jabuti com o livro “Prato Firmeza: Guia gastronômico das quebradas de São Paulo”. Até meados de 2018 foi Assistente de Produção na Laboratório Fantasma, empresa de Emicida. Em 2018 foi contemplado no ProAC Prosa, e publicou seu primeiro romance de maneira independente. O romance foi um sucesso e vendeu mais de três mil exemplares. Em 2019, Alexandre foi convidado e participou da Feira de Frankfurt, onde lançou “Reserved”, a versão traduzida em inglês do seu romance de estreia.

*

Moderação: Terezinha Malaquias

Poeta e escritora, autora de sete livros. Do Jeito da Gente/Our Way/Wie Wir Sind. Português-inglês, português-alemão) (no prelo). Teodoro (2019) (português-inglês). Menina Coco/Das Cocosmädchen (português-alemão) – 2018. Modelo Vivo (2005). É atriz, artista visual, performer, multiartista. Tem um canal: TereMalaquias no youtube. Criou os projetos: Brasileirxs Estrangeirxs como Eu, Proseando: Arte e Literatura, Chácomigo/Teemitmir. Foi a performer e produtora executiva do filme Na Pose/In der Pose (2017). Direção: Alex Mello e Vitor Kruter. Trabalha com várias linguagens: performance, vídeo, fotografia, pintura, escultura… Seu trabalho „EU POSSO PERGUNTAR?/DARF ICH FRAGEN“, foi contemplado pelo departamento de cultura de Freiburg-Alemanha, onde mora desde 2008 e se formou escultora na Edith Maryon Kunstschule Freiburg.

www.terezinhamalaquias.com

21 Outubro

18:00 HRS.

1° Dialogo entre escritoras e escritores brasileiros na Alemanha

Fátima Nascimento, Alexandre Ribeiro, Fábio Kerouac.

Moderação: Terezinha Malaquias

Coordenação: Betânia Ramos Schröder

Socióloga, ativista de direitos humanos, articulista da Revista Carta Capital na Coluna “Vozes da Diáspora” e do Canal Pensar Africanamente com a Coluna “Tecendo diálogos em negritude, diáspora e migração”.

*

*

FRANKFURTER BUCHMESSE 2021.

NOS UNIMOS AL BOOKFEST Y OPENBOOK

FALF2021 AMPLIFICAMOS LATINOAMERICA EN EUROPA.

Video Proyección, Diálogos, Networking, Venta, Trueque de Libros y presentaciones de libros Latinoamericanos.

Los dejamos invitados a visitarnos en:

Berger Str. 287, 60385 Frankfurt am Main / Rohkomm & Abá e.V

Evento FB y Presencial : https://www.facebook.com/events/374868331045588

COLABORA:

Berger Str. 287, 60385 Frankfurt am Main

About Author - Giorgio Vargas

No Comments

Sorry comments are closed for this Post.